Ir para o conteúdo [1]

Pesquisa inédita mostra retrato da diversidade e inclusão no mercado financeiro

Compartilhe: google-plus linkedin print
Arte com ilustração de três pessoas no canto inferior direito e no topo o texto ""Diversidade e Inclusão nos Mercados Financeiro e de Capitais. Como o tema é visto e tratado pelas instituições financeiras?"

A falta de representatividade de diferentes grupos sociais nas organizações, assim como de de ações práticas e intencionais, são os maiores desafios enfrentados pelo mercado financeiro e de capitais para promover a diversidade e a inclusão. É o que aponta a edição 2022 do levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em parceria com a consultoria Goldenberg Diversidade, sobre como o setor percebe e atua nesses temas.

Segundo a pesquisa, metade das instituições respondentes afirmam ter compromissos com essas agendas e estão mais focadas na promoção da equidade racial e de gênero. No entanto, esse cenário positivo não reflete em ações práticas, uma vez que apenas 24% definiram metas e só 35% têm indicadores e dashboards para o acompanhamento dos avanços em D&I.

Em contrapartida, 63% dos conglomerados, bancos de atacado, gestoras e plataformas de investimento declaram ser indiferentes, resistentes ou muito resistentes a esses temas em diferentes níveis. Apesar do baixo engajamento, 84% da alta liderança está envolvida com o tema e 26% das instituições que não têm uma atuação efetiva demonstraram interesse em começar.

“A experiência do mercado tem sido de começar a trabalhar com diversidade e inclusão de forma mais espontânea, e só depois que esse esforço é formalizado em políticas e trabalhado de forma mais estruturada,” diz Marcelo Billi, Superintendente de Comunicação, Educação e Certificação da ANBIMA.

“É preciso aproveitar a percepção de importância do assunto e o engajamento da liderança para que a pauta saia do campo do discurso e se traduza em algo estruturado com objetivos e metas bem definidos”, complementa.

A pesquisa Diversidade e Inclusão nos Mercados Financeiro e de Capitais é pioneira no setor e servirá de base para a criação da Rede ANBIMA de Fomento a D&I com seus associados, uma das prioridades estratégicas da ANBIMA para o ano de 2022.

Confira os resultados completos da pesquisa em https://bit.ly/3IglvWv.

Com informações da ANBIMA.

Leia mais: Saiba como ser uma liderança engajada com a igualdade de gênero e baixe gratuitamente o e-book Metas e Monitoramento para a equidade de gênero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *